Inundações e quedas de árvores: registadas 73 ocorrências devido à chuva. Veja as recomendações da Proteção Civil
A zona Centro do país foi a mais afetada
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 10h00 deste sábado quase 80 ocorrências devido à chuva, estando a maioria relacionadas com pequenas inundações e quedas de árvores.
Em declarações à TSF, o comandante da ANEPC Alberto Fernandes adianta que a maioria das situações ocorreu na zona Centro, sendo que só aqui se registaram 56 ocorrências.
"Desde as 0h00 do dia de hoje, até às 10h00 foram registadas 73 ocorrências que envolveram 169 operacionais e 73 meios terrestres", revela.
Em causa estão sobretudo "pequenas inundações e algumas quedas de árvores", mas, até ao momento, não há qualquer registo de danos materiais ou humanos.
Com a previsão de chuva forte até às 15h00, o comandante Alberto Fernandes recorda os principais conselhos a ter conta em casa e na estrada.
A ANEP apela à limpeza das zonas de escoamento de águas, assim como à adoção de uma "condução defensiva", com especial atenção aos "possíveis lençóis de água que se possam criar na via".
Por causa da chuva forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou de aviso amarelo para aviso laranja os distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Já sob aviso amarelo estão os distritos de Lisboa, Portalegre, Castelo Branco, Porto e Santarém.