Balanço é da GNR. Neve que continua a cair na Serra da Estrela obrigou a fechar várias estradas no maciço central para chegar ao ponto mais alto de Portugal Continental.
Corpo do artigo
Por causa da chuva, da neve na Serra da Estrela e dos desmoronamentos, a GNR conta a meio deste domingo 172 estradas cortadas, quase todas no Norte e Centro do país.
O balanço é feito à TSF pelo tenente-coronel António Leal que conta 95 cortes por inundação, 70 por desmoronamento e 7 por queda de neve.
Na neve, o problema está no maciço central da Serra da Estrela nos concelhos de Seia, Manteigas e Gouveia, não se sabendo quando reabrem as estradas pois a neve continua a cair e tem aumentado o número de estradas cortadas.
Por motivos de segurança, os cortes na EN338 abrangem os troços 1, 2, 11, 12 e 13, limitando a circulação entre Portela do Arão, Loriga e a Lagoa Comprida, bem como o troço número dois na Estrada Nacional 339, entre Lagoa Comprida e o Sabugueiro.
Para além da Serra da Estrela devido à neve, entre as estradas cortadas estão também dois troços de autoestradas: na A41 a culpa é de um aluimento do pavimento em Alfena, no concelho de Valongo; na A25 o corte atinge Albergaria-a-Velha no nó de Angeja.