Inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terras. Registadas 50 ocorrências durante a noite
IPMA prevê para os próximos dias chuva, trovoada, granizo, vento forte e agitação marítima.
Corpo do artigo
Os distritos de Santarém e do Porto foram as mais afetadas pela chuva forte que se fez sentir durante a madrugada.
A Proteção Civil adianta à TSF que foram registadas mais de 50 ocorrências em todo o país desde a meia-noite, sobretudo inundações, mas também quedas de árvores e deslizamentos de terras.
1702943715612864797
Portugal continental está este sábado totalmente sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisou esta sexta-feira a população para adotar medidas preventivas face ao esperado agravamento do estado do tempo.
A Proteção Civil alerta que podem ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias devido ao transbordo de rios e ribeiras, deslizamentos de terras, contaminação de fontes de água potável ou arrastamento de objetos soltos e estruturas móveis para as estradas, aumentando dessa forma os riscos de acidentes de viação e recomenda que sejam desobstruídos os sistemas de escoamento e fixadas corretamente estruturas soltas ou suspensas.
As recomendações incluem ainda cuidado na circulação junto a áreas arborizadas ou perto do mar, não praticar atividades marítimas, reduzir a velocidade na condução nas estradas e não atravessar zonas que registem inundações.
"A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados", refere o comunicado.