Ccentros de manutenção ferroviária de Alfarelos, Régua, Nine e Esmoriz vão fechar.
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Infraestruturas de Portugal (IP) vai substituir 33 trabalhadores afetos à manutenção de vias ferroviárias por subcontratados de empresas privadas.
Segundo avança esta quarta-feira o jornal Público, serão, assim, extintos os chamados "centros de manutenção ferroviária" de Alfarelos, Régua, Nine e Esmoriz.
A comissão de trabalhadores da IP condena a decisão, considerando que desta forma se perde "todo o saber fazer adquirido ao longo de sucessivas gerações".
"Deveriam contratar mais trabalhadores para aprenderem com os antigos e assegurarem um bom serviço de manutenção. O outsourcing vai enfraquecer a qualidade desse trabalho", defende Fernando Semblano, presidente da comissão de trabalhadores.
Os funcionários encarregues da manutenção vigiam os troços da linha férrea no terreno, levam a cabo algumas obras de manutenção e fiscalizam as empreitadas. Os 33 que perdem estas funções vão ser integrados noutros serviços.
Fernando Semblano afirma que a administração da empresa vai gastar mais dinheiro a comprar serviços privados quando podia usar os seus próprios recursos. "Mas infelizmente é mais fácil as Finanças autorizarem contratos de outsourcing do que autorizarem a contratação de trabalhadores."