IPMA eleva aviso e coloca sete distritos sob aviso vermelho devido ao calor extremo
As temperaturas podem ser superiores a 40 ºC em alguns distritos
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o nível de aviso para este domingo e colocou sete distritos sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao calor extremo.
O alerta vermelho foi emitido para os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal, onde as temperaturas podem ser superiores a 40 ºC. O IPMA colocou os restantes distritos de Portugal Continental sob aviso laranja ou amarelo.
Dos sete distritos em alerta máximo, cinco - Beja, Évora, Portalegre, Santarém e Castelo Branco - vão manter-se sob aviso vermelho até às 21h00 de segunda-feira.
O calor extremo eleva o risco de incêndio em Portugal, com trinta e seis concelhos, de sete distritos, localizados na região Centro e no Algarve, a apresentar risco máximo. O IPMA colocou ainda em risco “muito elevado” e “elevado” de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente.
O Governo já tomou medidas e proibiu e até terça-feira, o uso de fogo e de maquinaria agrícola e florestal nos concelhos do interior Norte, Centro e Algarve.