IPMA prevê "precipitação fraca" para ilha da Madeira que poderá ajudar no combate ao fogo
Com cinco mil hectares de floresta destruída, o risco de derrocada é agora maior
Corpo do artigo
Deverá cair chuva na zona Norte da ilha da Madeira já a partir desta sexta-feira à noite, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O meteorologista Jorge Ponte admite que esta água pode ser uma ajuda no combate ao incêndio, que consome floresta na Madeira há nove dias.
"Hoje ainda não, pelo menos de forma significativa não se prevê ocorrência de precipitação, mas a partir da próxima noite sim. Há alguma precipitação no dia de amanhã nas vertentes Norte e terras altas, especialmente. Na costa Sul do Funchal pouco ou nada deverá chover e depois no domingo há novamente ocorrência de precipitação nas vertentes Norte e terras altas da ilha da Madeira. Será essencialmente precipitação fraca, mas pode por vezes ser moderada e ajudar no combate ao incêndio que tem lavrado na Madeira estes dias", explicou à TSF Jorge Ponte.
Com cinco mil hectares de floresta destruída, o risco de derrocada é agora maior. O meteorologista admite que este pode ser um problema para o inverno, mas não para já.
"Parece pouco provável uma vez que as quantidades de precipitação, podendo ser suficientes para ajudar ao combate, ainda não são significativas para haver enxurrada, mas não quer dizer que não possa ser um risco depois no inverno quando vierem chuvas mais intensas", afirmou o meteorologista.
Quanto ao vento, que chegou a dificultar fortemente o combate às chamas, está agora mais calmo, mas vai voltar com intensidade no domingo.
"O vento que soprou com bastante intensidade de Nordeste também condicionou bastante a atividade no aeroporto. Neste momento já não sopra tão intenso. Hoje e amanhã, à partida deverá soprar moderado. No domingo intensifica um pouco novamente o vento de Norte/Nordeste. Esperemos que a precipitação já tenha ajudado no combate e que isso não venha a ser um problema", acrescentou.