Novos sinais de trânsito entram em vigor em abril de 2020.
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A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) admite avançar com uma campanha de informação para chamar a atenção dos condutores para os novos sinais de trânsito, que entram em vigor em abril de 2020.
"Estamos a avaliar internamente a possibilidade de organizar uma campanha, mas ainda não estão definidos os moldes nem os termos em que vai ser feita essa divulgação sobre os novos sinais", disse Margarida Janeiro, da ANSR, em declarações à TSF.
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A partir de 1 de abril de 2020, vão estar nas estradas novos sinais de trânsito e de informação. O novo regulamento cria sinais a indicar zonas de residência ou de coexistência de viaturas e peões, assim como zonas de emissões reduzidas, onde só podem circular veículos menos poluentes.
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Entre os sinais de perigo, surgem avisos como o de aproximação de uma passagem para velocípede ou o de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e por anfíbios.
Já nos novos sinais de obrigação, destacam-se os que indicam uma via obrigatória para motociclos e uma via reservada a veículos com alta taxa de ocupação.
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Entre os defensores da necessidade de uma campanha de informação para alertar os condutores para estas mudanças estão várias autoridades municipais. Pela Câmara Municipal do Porto, por exemplo, a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, sublinha que as mudanças na estrada vão ser significativas e mostra abertura para que a responsabilidade pelas campanhas seja partilhada entre a ANSR e autarquia.
"São alterações substantivas, devem ser acompanhadas da devida campanha de informação e educação. Isso é fundamental", defendeu a vereadora, em declarações à TSF. "Obviamente, que teremos que acompanhar essas adaptações com a devida campanha de comunicação."
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Já a Associação Portuguesa de Escolas de Condução (APEC) considera que não é necessária uma campanha dirigida aos condutores, basta que se cumpra a lei.
"Todos nós temos que nos adaptar às circunstâncias. Quando outros sinais de trânsito mudaram, também nos adaptámos perfeitamente a isso", afirmou Alcino Cruz, presidente da APEC.
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Há mais de 20 anos que não existiam tantas mudanças na sinalização rodoviária - são as mais significativas desde o ano de 1998.
Para Margarida Janeiro, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a necessidade destas mudanças "já se fazia sentir há muito tempo, desde a última grande alteração ao Código da Estrada".
"É um benefício para a mobilidade e para a regulação do trânsito", concluiu.
*com Paula Dias e Sónia Santos Silva