"Já fizemos cerca de 20 exposições e nunca faltaram obras nem pinturas na Casa das Histórias"
A instituição dedicada à obra de Paula Rego tem uma exposição agendada para o final de outubro.
Corpo do artigo
A Casa das Histórias, uma instituição dedicada à obra de Paula Rego, tem uma exposição marcada para o dia 27 de outubro e, segundo o presidente da fundação que a gere, está bem e recomenda-se.
Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís, que gere estes espaços em Cascais, responde assim a um artigo publicado no semanário Expresso em que se questiona o futuro da Casa das Histórias por terem sido retiradas várias obras que lá estavam emprestadas.
À TSF, Salvato Teles de Menezes garante que a instituição não é um museu e tem tudo aquilo que precisa para manter a função para que foi concebida.
"Nós já fizemos cerca de 20 exposições e nunca faltaram obras nem pinturas na Casa das Histórias. Eu acho é que as pessoas estão muito mal informadas. Ou não vão à Casa das Histórias, não percebo porquê, porque só está encerrada à segunda-feira. Portanto, é possível visitá-la quando quiserem. Isto tem um bocado a ver com o período que nós estamos a passar. Há poucas notícias", considera o presidente da Fundação D. Luís.
TSF\audio\2022\08\noticias\01\salvato_teles_menezes_longo
Recentemente, a Casa das Histórias adquiriu uma tapeçaria de Paula Rego e está a negociar a compra de três obras dos anos 1960, segundo informa Teles de Menezes, embora seja um espaço, sobretudo, para expor obras depositadas pelo Estado, pela família ou por privados.
"A Casa das Histórias de Paula Rego está naturalmente aberta ao depósito de quaisquer obras que o Estado lá queira pôr, sendo que já tem 14 obras em depósito de colecionadores privados, que entenderam que as suas obras estariam bem ali. Mas essas obras não são para estar expostas permanentemente", avisa o presidente da Fundação D. Luís.
A função é outra: "São para ser utilizadas nas diversas exposições que nós fazemos, porque um dos aspetos principais do nosso trabalho é o estudo e a divulgação da obra de Paula Rego. Para a exposição do dia 27 [de outubro] virão 36 obras de Inglaterra que são propriedade da família. Entre as quais, seis pinturas e 32 desenhos."
Salvato Menezes e Teles lança o desafio a todos, incluindo os que questionam o futuro da Casa das Histórias, para visitarem a exposição agendada para o final de outubro.