Já há data para a reabertura das urgências de obstetrícia do Hospital de Santa Maria
Numa primeira fase, serão atendidas grávidas até às 22 semanas. O resto do serviço irá reabrir de forma gradual
Corpo do artigo
A próxima segunda-feira, 5 de agosto, é a data marcada na agenda do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para a abertura das novas instalações da urgência de obstetrícia. Nos primeiros dias, serão atendidas grávidas até às 22 semanas e o resto do serviço irá reabrir de forma gradual, estando em velocidade de cruzeiro no final de setembro. Em declarações à TSF, Carlos Martins, presidente do conselho de administração do Santa Maria, explica que o planeamento de reabertura "decorre há alguns meses, em função do avançar das obras".
"Na segunda-feira iremos abrir a nossa urgência de ginecologia até às 22 semanas, depois gradualmente ao longo de agosto iremos abrir o primeiro bloco cirúrgico e dois quartos. A 1 de setembro, iremos abrir a maternidade. O que está previsto, e até agora tudo tem corrido conforme o plano de ação que elaborámos, é em finais de setembro e início de outubro termos capacidade plena", avança.
Em termos das obras e equipamentos, o investimento foi de seis milhões. "Todo o planeamento de reforço de recursos humanos implicará um adicional de quatro milhões por ano. Estivemos parados um ano e essa receita que não tivemos ronda os 30 milhões de euros", afirma.
Carlos Martins adianta que, ainda este ano, está prevista uma "segunda fase" de remodelação e requalificação do departamento de obstetrícia e ginecologia. Já a terceira fase, implicará a requalificação final dos internamentos e o arranque da obra de neonatologia no início do próximo ano.
"Daqui a um ano teremos um serviço completamente novo, todo ele com modernidade e primando pelo bem-estar das mulheres e dos profissionais", assegura.
Relativamente à falta de profissionais, o presidente do conselho de administração do Santa Maria garante que, em termos de enfermeiros, técnicos auxiliares de saúde e assistentes técnicos, está a decorrer o processo de seleção, "conforme estava previsto para este ano". No próximo ano, deverá arrancar a segunda fase de recrutamento.