Já pode doar o seu troco a quem mais precisa: campanha para oferecer medicamentos arranca esta segunda-feira
Tudo devido à campanha “Dê troco a quem precisa” da Associação Dignitude, que tem uma rede solidária de distribuição de medicamentos chamada Programa abem. A diretora associativa, Maria João Toscano, fala à TSF sobre esta ideia
Corpo do artigo
A iniciativa decorre em mais 500 farmácias aderentes de todo o país. Como funciona? Quando for à farmácia, pode escolher levar o troco consigo ou doá-lo à campanha, para comparticipar medicamentos com prescrição às pessoas com um nível socioeconómico vulnerável. Por outras palavras, não há troca de medicamentos, mas sim angariação de fundos para comprar medicamentos à população mais carenciada. É o que conta à TSF Maria João Toscano, diretora da associação.
“Aquilo que pedimos é que quem se dirija a uma farmácia, entre os dias 9 e 20 de dezembro, dê o troco a quem precisa, seja solidário e possa ajudar quem mais precisa no acesso ao medicamento”, afirma. Maria João Toscano diz que as pessoas beneficiárias do programa abem estão identificadas e que a farmácia pode confirmar que são abrangidas pelo programa.
“Estas pessoas são referenciadas e são carenciadas. Cada um dos elementos do seu agregado familiar tem acesso a um cartão nominal intransmissível.”, explica.
Este cartão serve como uma chave de acesso. “A Associação Dignitude desenvolveu uma plataforma que permite a um beneficiário ativo do programa ‘abem’, com o seu cartão, [obter] a comparticipação adicional além daquela que o serviço nacional de saúde faz a todos nós”, conta.
A campanha “Dê Troco a quem Precisa” está decorre a partir desta segunda-feira e estende-se até 20 de dezembro. As farmácias aderentes podem ser encontradas no site do programa abem. Quem preferir pode também fazer um donativo por MB Way ou transferência bancária através dos dados presentes no site.
