Há um astronauta nigeriano preso numa estação espacial e que precisa de 3 milhões de dólares para regressar. Está num email... e é mentira.
Corpo do artigo
O e-mail é assinado pelo Dr. Bakare Tunde, responsável pelo "Projeto de Astronáutica da Agência Espacial Nigeriana" e conta-se assim: o Major Abacha Tunde, astronauta nigeriano que começou a voar (secretamente...) em 1979 para o espaço está "preso" na estação espacial Salyut 8T desde 1990.
Ninguém o vai buscar e não há forma, aparente, do astronauta Abacha regressar à Terra. É certo que recebe alimentos de vez em quando, mas apenas isso.
Desde 1990 o astronauta nigeriano está a acumular os ordenados, que já totalizam 15 milhões de dólares, mas, claro, lá em cima, não tem acesso ao dinheiro que até seria suficiente para pagar à Rússia o regresso.
Não tem por acaso 3 milhões de dólares que possa "emprestar" ao astronauta nigeriano? Ele promete pagar tudo de volta.
(ao que parece, o email já tens uns anitos, mas pelos vistos voltou a circular com grande fulgor pela Internet...)
Ah, resta dizer que nunca um nigeriano esteve no espaço, o único astronauta africano que esteve, efetivamente, no espaço foi o sul-africano Mark Shuttleworth. Portanto, se receber o email do astronauta nigeriano, ignore-o.