Esta costuma ser a semana em que tipicamente mais indecisos definem o sentido de voto durante uma campanha eleitoral. Na Internet existem vários sites de ajuda. A TSF foi conhecer o EUANDI.
Corpo do artigo
A pensar precisamente nos eleitores sem voto definido, há páginas na Internet que tentam enquadrar as convicções e apontar um caminho para o voto. É o caso do euandi, uma nova aplicação de aconselhamento para o voto, que tenta orientar eleitores nestas Europeias 2014.
A página está disponível em 24 línguas, foi desenvolvida pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, Itália, e quer transformar-se numa das maiores ferramentas de medição da opinião pública de sempre.
A forma de funcionamento é simples. O utilizador responde a várias questões sobre vários temas. No final das respostas, sabe-se qual é a área política em que o utilizador se insere, o partido mais próximo das preocupações do utilizador e um resumo do que defende esse partido.
O objetivo é aproximar os cidadãos da Europa desfazendo mitos, explica José Santana Pereira, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É também uma ajuda para quem não tem tempo ou paciência para ler programas eleitorais dos partidos.