Os eleitores terão três boletins de voto para eleger os presidentes de Câmaras e de Assembleias Municipais de 308 autarquias e os presidentes de Junta de 3.090 freguesias.
Corpo do artigo
Um verde claro para a Câmara Municipal, outro amarelo para a Assembleia Municipal, e um terceiro branco para a Assembleia de Freguesia.
Quem ainda não sabe onde votar ainda está a tempo de fazer uma consulta na Internet introduzindo o número de identificação civil no site www.recenseamento.mai.gov.pt.
Além da linha de apoio através do número 808206206, pode ainda enviar um sms grátis para o número 3838, escrevendo RE seguido de espaço, número de identificação, espaço e a sua data de nascimento, por ano, mês e dia.
De acordo com os dados da Direcção Geral da Admnistração Interna, foram emitidos 31,5 milhões de boletins de voto e estas eleições autárquicas vão mobilizar 61 mil pessoas, a maioria (57.500) vai estar a trabalhar nas mesas de voto.
Serão eleitos os presidentes de câmaras e de assembleias municipais de 308 municípios, assim como os presidentes das juntas, que este ano são reduzidas de 4.259 para 3.090, devido à reforma administrativa.
Cerca de metade das câmaras municipais vai ter um novo presidente a partir de hoje, em relação às autárquicas de 2009, devido à polémica lei da limitação dos mandatos.
Foram apresentadas 12.200 listas candidatas aos três órgãos de poder local em todo o território (incluindo partidos, coligações e listas de independentes).