A variante sul de Bragança da Auto-estrada Transmontana abriu à meia-noite desta quinta-feira. Apesar das portagens, os automobilistas podem circular neste troço sem pagar.
Corpo do artigo
A abertura do troço estava marcada inicialmente para o meio-dia, mas o Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias não autorizou a abertura alegando pequenas correcções à obra.
Ao final da tarde, a Estradas de Portugal confirmava que a estrada abriria a partir da meia-noite.
Quanto ao custo da passagem naquela via, os preços foram reduzidos. Durante a manhã, os placards indicavam 65 cêntimos para os veículos ligeiros e 1,65 para os pesados, mas os valores foram reduzidos para 60 e 1,55 respectivamente.
Contudo, os habitantes da cidade da Bragança vão passar por cerca de sete quilómetros sem pagar, utilizando alguns acessos a partir da cidade que evitam o único pórtico de portagem, pelo menos durante os próximos tempos.
Também esta quarta-feira abriu ao trânsito o nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, que faz a intercepção da auto-estrada e do IP2, outra das novas estradas em construção no Nordeste Transmontano para ligar ao sul do distrito e do país.
A Auto-estrada Transmontana tem 130 quilómetros, entre Vila Real e Bragança, mas a denominação que os automobilistas vão encontrar nas placas informativas é "A4".
A via corresponde ao prolongamento da auto-estrada que já liga o Porto a Amarante e que vai chegar até à fronteira com Espanha, em Quintanilha (Bragança).