Jerónimo de Sousa regressa à Festa do Avante como militante, mas tom mantém-se inalterado
O antigo líder comunista participou num debate sobre a Constituição, na Festa do Avante.
Corpo do artigo
Jerónimo de Sousa tinha prometido que quando deixasse a liderança do PCP, continuaria a percorrer a Quinta da Atalaia, na Festa do Avante, como militante. Um ano depois da última rentrée comunista como líder do partido, Jerónimo de Sousa cumpriu a promessa.
Durante o dia, o comunista percorreu os vários pontos de interesse da Festa do Avante, com camaradas e a família, e ao início da noite foi um dos oradores de um debate sobre a Constituição: "Cumprir e fazer cumprir a Constituição".
O peso nos ombros é menor, depois de passar o testemunho a Paulo Raimundo, novo líder comunista, mas o tom e as palavras mantêm-se praticamente inalterados.
"O caminho não é da mutilação da Constituição, é do seu cumprimento", alertou.
Numa altura em que a revisão da Constituição continua a ser discutida no Parlamento, o antigo líder comunista aponta o dedo à direita, depois de o Chega ter dado o primeiro passo para a abertura do processo para rever a lei fundamental.
"As opções do PSD, IL e Chega, fixam como alvo o ataque aos valores de Abril", lamentou.
No entanto, o puxão de orelhas estende-se também ao PS que permite que a discussão se faça na Assembleia da República, deixando a porta aberta a várias alterações na Constituição, com "consequências graves para todos os portugueses".
Em muitos pontos, diz Jerónimo de Sousa, a Constituição continua por cumprir, como mostram as "portas giratórias entre o poder económico e o poder político". "Quando tudo isto acontece, é a Constituição de Abril que continua por cumprir", salientou.
Para Jerónimo de Sousa, "é no cumprimento da Constituição que se encontram as respostas aos problemas", desde "a habitação, aos salários dignos e à cultura".
O discurso do antigo líder comunista foi muito aplaudido, numa plateia onde não existiam cadeiras vazias. No final não quis falar com os jornalistas, mas Jerónimo de Sousa anda por aí.