Está de olhos fechados: Joacine não autorizou mas o Parlamento publicou fotografia
Em causa está a habitual fotografia de grupo que todas as comissões tiram no início da legislatura. A foto de grupo da Comissão de Ambiente já está no site do Parlamento mas sem autorização da deputada do Livre que nela surge de olhos fechados.
Corpo do artigo
Por duas vezes, de acordo com a troca de mails consultada pela TSF, Joacine Katar Moreira tentou evitar a publicação de uma fotografia de grupo onde está presente como deputada da Comissão de Ambiente e onde é a única que aparece de olhos fechados.
Na segunda mensagem enviada, a deputada do Livre sublinha que "sabia-se que seria uma fotografia para divulgação, mas não se sabia que fotografia seria a divulgada". A TSF aguarda ainda esclarecimentos da deputada sobre os motivos que levaram ao pedido de não divulgação da fotografia.
Num primeiro momento, quando a fotografia já estava publicada na página do Parlamento, a deputada do Livre remeteu um mail aos colegas de comissão onde escreveu:"Acuso a receção da fotografia de grupo e queiram, por favor, anotar que não autorizo a publicação desta imagem."
Por essa altura, a foto já tinha sido partilhada mas redes sociais, por exemplo, pelo deputado social-democrata João Moura que, já hoje, no Facebook, voltou a publicar a foto lembrando, em tom crítico, que "a divulgação da foto da Comissão decorre das funções de representação inerentes ao Estatuto dos Deputados" logo "não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando desempenha o cargo que desempenha".
Joacine Katar Moreira insistiu, no entanto que não autorizava a divulgação da fotografia, considerando estar "no direito de assim o requerer uma vez que a minha imagem consta da mesma", escreveu a deputada.
Mas tal não foi o entendimento dos serviços de apoio do Parlamento que informaram que "a divulgação da foto da Comissão decorre das funções de representação inerentes ao Estatuto dos Deputados" e que não carece de autorização prévia a divulgação de imagens de pessoas "quando assim justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe (...) ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente", como é o caso da fotografia de grupo da Comissão de Ambiente.
"Como tal não poderemos deixar de colocar a foto de grupo no site do Parlamento", explicam os serviços do Parlamento.