João Galamba desafia governo a usar modelo de cenário macroeconómico socialista
Os socialistas querem assim comparar quais são as medidas com melhores resultados. Se as do PS no cenário macroeconómico, se as da maioria no Programa de Estabilidade e Crescimento.
Corpo do artigo
João Galamba, deputado socialista e um dos economistas que ajudou a elaborar o cenário macroeconómico no qual o PS se vai inspirar para traçar o programa eleitoral, garantiu no Fórum TSF que se há falta de rigor em algumas contas, essas contas não são as dos socialistas. "Quem prometeu mundos e fundos e quem mentiu aos portugueses [...] foi Pedro Passos Coelho nas eleições de 2011. O Partido Socialista não quer fazer isso e é por essa razão que teve a preocupação que teve neste exercício: de rigor e fiabilidade".
O deputado afirma que " se há coisa que o relatório ontem apresentado pelos economistas do PS tem de vantagem face ao do governo [...] é exatamente transparência, rigor e esta preocupação dos resultados a que chegamos poderem ser discutidos e escrutinados pelos outros". O mesmo, diz o deputado "não pode ser dito do Programa de Estabilidade e Crescimento que vai hoje a debate no Parlamento apresentado pelo governo de Passos Coelho".
No Fórum TSF o deputado afirmou que "o primeiro-ministro entende que o problema do país é salários altos e demasiados direitos para as pessoas e acha que se esmagar direitos e cortar salários a economia dispara. Nós achamos que isto não tem pés nem cabeça".
Foi tendo isso em mente que João Galamba desafiou Passos Coelho a sujeitar "as medidas apresentadas, pouco transparentes e sem dados no seu programa de estabilidade e crescimento ao modelo que o PS utilizou no seu relatório para calcular os efeitos e, aí sim, comparar" os resultados das medidas.