Quest 4K é um jogo online para aprender matemática e melhorar as notas, destinado a alunos do 3.º ao 12.º ano e que mistura números, vampiros, mistério e aventura.
Corpo do artigo
Já a partir desta terça-feira, os alunos podem experimentar esta plataforma online. Basta uma inscrição que custa 25 euros.
Pedro Maria, da CREO, a empresa portuguesa que concebeu o projecto, disse que o objectivo foi «ligar um mundo da fantasia aos desafios matemáticos», com um jogo adequado para cada criança e para cada nível de conhecimento.
O objectivo deste jogo é quebrar o ciclo de maus resultados a matemática, investindo na progressão dos alunos com notas menos boas. Assim, vão ser premiados os melhores alunos com nota de 12 ou 13, por exemplo, com vista a premiar a «progressão», explicou Pedro Maria.
A professora Florbela, que participou na criação dos conteúdos, disse que o objectivo é demonstrar que «um aluno do nível mais baixo até pode ter uma pontuação muito maior do que um aluno de cinco».
Com este jogo, frisou, todos os que se habituaram a torcer o nariz à matemática podem descobrir um mundo novo.
Desta vez, os pais também sabem as regras do jogo, podendo acompanhar os resultados dos formandos.
Cada desafio neste jogo, onde é preciso aplicar conhecimentos matemáticos para avançar, tem de ser concluído entre 30 a 45 minutos. O jogo pode ser individual ou em equipa e o nível corresponde aos conhecimentos dos alunos.
Há ainda prémios para os melhores de cada nível, mas no final do ano haverá um teste presencial apenas com os alunos susceptíveis de ganhar o prémio.