Até sexta-feira, dia 30, o Encontro Internacional de Jogos Tradicionais vai juntar na Lousã tradições vindas dos quatro cantos do mundo.
Corpo do artigo
Os jogos tradicionais são promovidos na Lousã há dez anos e, para comemorar a década de revitalização desta tradição, o encontro salta este ano para o patamar internacional.
Muitos dos jogos que vão ser falados neste encontro internacional são ou foram tradição um pouco por todo o país, como o jogo do saco, o jogo do pau, ou o jogo da bilha. "Todos jogos que promovem o espírito de equipa, como o jogo do burro, o jogo da carica ou o jogo do bacalhau, em que as pessoas subiam a um poste para ir buscar um bacalhau", adianta António Marçal.
Outros são jogos e tradições mais locais, como o Ski coletivo ou o jogo do Beto. "Um jogo que utiliza uns stiques, que são uns paus, e uma bola. É umj ogo que mistura hóquei e basebol. Lembro-me de brincarmos a uma variante deste jogo que utilizava troços de couve-galega."
António Marçal é o presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, que há dez anos organiza um encontro de jogos tradicionais, que envolve todas as crianças e idosos do concelho da Lousã. A ideia é partilhar com as crianças tradições que os idosos ainda lembram e dominam e evitar que se percam.
A comemorar uma década, decidiram internacionalizar o evento porque "nesta altura em que a Europa e o mundo se debatem com tantos problemas criados pela nossa perspetiva de ver o outro, achamos que é uma boa forma de promovermos uma integração, porque a própria UNESCO reconhece que os jogos permitem promover a interculturalidade."
Por isso, serão dados a conhecer jogos tradicionais de países como Irão, Tunísia, Tailândia ou Etiópia. Vários países, muitos jogos, mas todos "jogos de natureza colaborativa. É a capacidade de interagir enquanto equipa que permite que o jogo corra bem".
No âmbito das comemorações deste décimo aniversário de revitalização dos jogos tradicionais vai ser apresentado o livro "Jogos da Freguesia - 10 anos", com a coordenação de Mário Maio, investigador da Universidade de Coimbra e promotor dos jogos tradicionais. Terá ainda lugar uma conferência, intitulada "Os Jogos Tradicionais - Património da Humanidade", apresentada por Pierre Parlebas, da Universidade de Sorbonne, em Paris e, claro está, demonstração de vários jogos tradicionais.
A organização deste encontro internacional conta com a colaboração do LUDUS - Laboratório de Jogos, Recreação, Lutas Tradicionais e Capoeira, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.