A Universidade do Porto vai atribuir a Jorge Sampaio o título de Doutor "Honoris Causa" distinguindo, desta forma, o contributo social do antigo Presidente da República no exercício de cargos públicos, o exemplo cívico do seu percurso de vida e a dimensão internacional que o seu trabalho alcançou.
Corpo do artigo
O doutoramento honoris causa foi aprovado por unanimidade na Universidade do Porto e é hoje entregue a Jorge Sampaio.
O reitor da Universidade do Porto, escutado pela TSF, sublinha que a decisão foi aprovada pelos diretores de todas as faculdades. Sebastião Feyo de Azevedo diz que o antigo Presidente da República reúne todas as características necessárias para receber este prémio.
O reitor da Universidade do Porto sublinha também a atividade humanitária de Jorge Sampaio, com a criação, recente, da Plataforma Global de Assistência de Emergência aos Estudantes Sírios, que, desde 2013, tem trabalhado na assistência humanitária focada nos estudantes sírios do Ensino Superior. A iniciativa já permitiu a mais de 600 estudantes sírios retomarem os seus estudos, interrompidos na Síria face à guerra civil instalada, em Portugal e noutros países de todo o mundo.
A cerimónia de atribuição do título de Doutor "Honoris Causa" pelo Reitor da Universidade do Porto vai decorrer esta manhã no Salão Nobre da Universidade do Porto e contará também com a participação do investigador Alexandre Quintanilha, como padrinho do Doutorando, e de José Madureira Pinto, como elogiador do mesmo.