O Expresso revela, esta manhã, novos dados sobre o caso das secretas. Jorge Silva de Carvalho terá sido protegido na investigação interna às fugas de informação nos serviços secretos.
Corpo do artigo
José Luciano de Oliveira foi designado para investigar as fugas de informação para a Ongoing mas no primeiro inquérito não ouviu, uma única vez, o principal protagonista do caso: Jorge Silva Carvalho.
Confrontado pelo Expresso, o director-geral adjunto do SIS explica que não considerou relevante ouvir Silva Carvalho e sustenta que foram as conclusões deste inquérito que abriram caminho à investigação criminal.
O Expresso conta ainda que no dia em que o antigo espião foi ouvido no Parlamento, o número dois do SIS enviou-lhe várias mensagens por telefone. Na primeira tratava Silva Carvalho por «querido amigo», dizendo-lhe que acreditava que se ia iniciar a «clarificação de uma situação triste para as pessoas e para as secretas, eleitas como vitimas a soldo de interesses de chafurdo».
Mais tarde, José Luciano de Oliveira envia um novo recado, apelando à calma e pedindo a Silva Carvalho para não tomar nenhuma iniciativa sem antes falarem com alguém que é identificado como o «animal». Minutos mais tarde, outra mensagem em que informava o antigo espião que o chefe maior ia advertir o «animal» sobre os graves danos.
Nas investigações às fugas de informação, Jorge Silva Carvalho acabou por ser interrogado no âmbito de um segundo inquérito mas o Expresso conta que a audição foi feita de uma forma, no mínimo, original. O número dois do SIS ouviu o antigo colega a sós, tirou notas do depoimento sem gravar ou fazer um auto de declarações oficial. O semanário revela ainda que o interrogatório não foi feito nas instalações do SIS porque José Luciano de Oliveira considerou existir «melindre mediático».
O Expresso avança também que, quando começou a investigação criminal, Júlio Pereira recusou ceder os computadores dos espiões, alegando segredo de Estado, e que só depois da insistência do Ministério Público foi disponibilizada a informação.