Jornadas Internacionais de Tunas realizam-se em Bragança, com temas como bullying e saúde mental
A quinta edição deste evento científico está a decorrer de sexta-feira a domingo na Escola Superior Agrária e no Centro Académico do Instituto Politécnico de Bragança. O tema desta edição é “o futuro das tunas num mundo em constante transformação”
Corpo do artigo
As Jornadas Internacionais de Tunas acontecem desta sexta-feira até domingo em Bragança e propõem uma reflexão sobre temas pouco discutidos em torno destes grupos universitários. Este ano, o evento contará com a presença de estudantes de Portugal e Espanha.
Maria Inês Leite, membro da organização, explica que o tema da edição de 2025 foca-se na evolução das tunas ao longo dos anos e nos desafios que enfrentam para o seu futuro.
“Vamos discutir temas como o bullying nas tunas, o impacto na saúde mental e emocional dos seus membros, e como estes grupos podem contribuir para o bem-estar dos seus participantes”, detalha a estudante e presidente da Tuna Mista de Bragança, dando o exemplo das "pessoas tímidas", que "podem desenvolver esses aspetos".
A programação do evento inclui workshops sobre instrumentos mirandeses, um debate relativamente à relação entre as tunas e a comunicação social, e uma palestra plenária com Alejandro Marcado, professor universitário espanhol.
“A organização considera que as jornadas têm um contributo para a reflexão, discussão das temáticas do evento e também para disseminar o que de melhor se faz nas tunas”, sublinha Maria Inês Leite.
O evento decorre até domingo, na Escola Superior Agrária e no Centro Académico do Instituto Politécnico de Bragança.
