José Luís Carneiro: um "homem de valores" que já é visto como primeiro-ministro em Baião
À TSF, a professora primária considera que o candidato a secretário-geral do PS "mantém-se coerente nas boas qualidades" e um dos responsáveis por fazer José Luís Carneiro ingressar na política recorda-o como muito ativo nos grupos culturais.
Corpo do artigo
José Luís Carneiro nasceu há 52 anos em Baião. Na terra onde cresceu, muitos continuam a ver o jovem baianense de "trato fácil" e que sempre demonstrou uma sensibilidade especial para as questões sociais e culturais.
A TSF foi até Baião para perceber que legado deixou o socialista que muitos já vêm como o próximo primeiro-ministro de Portugal.
TSF\audio\2023\12\noticias\12\vanessa_batista_carneiro_baiao
A viagem a esta vila do distrito do Porto começa junto da professora do 2.º ao 4.º ano do ensino básico de José Luís Carneiro. Maria Silva, agora reformada, exerceu a carreira de docente durante 39 anos e recorda bem um dos alunos que a marcou pela positiva.
"O comportamento dele não mudou, mantém-se coerente nas boas qualidades. Sempre foi inteligente, disciplinado, atento e responsável", revela. "Nunca se esqueceu de mim", acrescenta.
Desde cedo com maior aptidão para as letras, segundo a docente, uma das suas maiores qualidades é a sua "verticalidade" quer na vida privada, quer política. Em suma, "um homem de consensos" e "bom mediador", por isso Maria Silva não tem dúvidas que Portugal ficaria a ganhar com o caráter de José Luís Carneiro.
Licenciado em Relações Internacionais, com um mestrado em Estudos Africanos, foi secretário de Estado das Comunidades no primeiro Governo de António Costa, de 2015 a 2019.
A viagem segue até à Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, onde encontramos um dos responsáveis por José Luís Carneiro ingressar na vida política e, mais concretamente, no Partido Socialista.
Artur Borges foi presidente do Município de Baião entre 1983 e 1994. Tem bem presente na memória o jovem José Luís Carneiro muito ativo em vários grupos culturais onde tocava, por exemplo, concertina e desde cedo demonstrava interesse e sensibilidade, em especial, pelas questões sociais.
José Luís Carneiro reconquistou, para o PS, a Câmara de Baião em 2005, cargo que ocupou até 2015. Como edil, deixou a semente do turismo que, nos dias de hoje, já cria emprego e ajuda a fixar população. Porém, um dos maiores desafios que enfrentou esteve relacionado com a tentativa de encerramento do Tribunal que conseguiu impedir.
No centro de Baião, mais concretamente na Universidade Sénior, toda a turma destaca um "homem de valores" e não esquecem a construção do centro de saúde e remodelação da Escola Básica e Secundária de Baião.
David Soares frisa a visão integral do concelho, enquanto Maria Ribeiro sublinha que o filho da terra "deve ser a coisa mais sã que anda por Lisboa, no meio de tanta corrupção".
Maria Sousa acredita que José Luís Carneiro irá chegar a primeiro-ministro e, quem sabe, a Presidente da República. Nas palavras de Lucinda Silva, foi um dos "melhores presidentes de Baião" que deixou um bom legado para os que lhe seguiram continuarem a desenvolver a vila.
