Portugal está no top 5 dos países com mais adolescentes obesos. O estudo da Organização Mundial de Saúde mostra que um em cada 10 rapazes de 11 anos tem excesso de peso.
Corpo do artigo
Mais do dobro. A prevalência de obesidade entre os rapazes com 11, 13 e 15 anos é de 6,9 por cento, nas raparigas três por cento. Os números atiram Portugal para o topo da lista dos países em que os adolescentes são mais obesos com uma percentagem de cinco por cento, dados de 2014, mais 0,3 pontos percentuais que em 2002. Pior só mesmo a Croácia, Grécia, Macedónia e Eslovénia.
O estudo da Organização Mundial de Saúde analisa o fenómeno em 27 países. Foi coordenado em Portugal pela investigadora Margarida Gaspar de Matos que em declarações ao Diário de Notícias e ao Público justifica estes números, por exemplo, com os hábitos alimentares. A começar pela ingestão de fruta. Se é certo que o país até não é dos piores neste indicador (quase 41 por cento), a verdade é que no espaço de 12 anos, o número de adolescentes que come fruta todos os dias baixou 6,8 pontos percentuais.
Os resultados são piores no que diz respeito à ingestão de legumes. Apesar da melhoria de 2 pontos percentuais durante este período, só 28 por cento dos jovens com 11, 13 e 15 anos comem vegetais diariamente. Na Bélgica a percentagem chega aos 50 por cento. A psicóloga Margarida Gaspar de Matos atribui às dificuldades económicas o consumo mais baixo tanto de vegetais como de fruta.
Mas nem tudo é mau. Entre 2002 e 2014 baixou de forma significativa o consumo de doces e refrigerantes.
O comportamento sedentário é outro dos fatores que justifica os números da obesidade em Portugal. O indicador referente à prática de exercício físico revela que Portugal está abaixo da média dos 27 países analisados, pior no caso das raparigas com 15 anos. Só seis por cento das jovens com esta idade praticam exercício, o número mais baixo entre todos os países.
O estudo da Organização Mundial de Saúde é apresentado esta quarta-feira à tarde, no Congresso Europeu de Obesidade, na Alfândega do Porto.