Objetivo é incentivar mais jovens a seguir uma carreira nas Forças Armadas.
Corpo do artigo
O Governo vai testar este ano um projeto-piloto que permite a jovens passar a noite nos quartéis, até uma semana, para que possam experimentar uma amostra da vida militar.
O objetivo é incentivar mais jovens a seguir uma carreira nas Forças Armadas e atenuar a perda de efetivos que se verifica há vários anos, diz à TSF ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
TSF\audio\2020\01\noticias\08\joao_gomes_cravinho_4_pernoita
Os jovens que compareçam ao Dia da Defesa Nacional e fiquem "curiosos" ou "indecisos" sobre a possibilidade de seguirem uma carreira militar podem assim ter "uma experiência de vivência militar", diz João Gomes Cravinho.
A medida está incluída numa série de "atividades de curta duração" inscritas no Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar, apresentado em abril do ano passado pelo ministério da Defesa Nacional, levadas a cabo em coordenação com os ramos das Forças Armadas.
A ideia para o projeto-piloto surgiu depois de um inquérito ter revelado que 57% dos jovens que participaram no Dia da Defesa Nacional gostariam de passar uma semana numa unidade militar, avança o Jornal de Notícias.