O presidente da Associação Sindical de Juízes pede medidas de excepção para evitar que se agravem os problemas causados pelo Citius. Mouraz Lopes revelou hoje no Fórum da TSF que já escreveu à ministra da Justiça pedindo medidas urgentes para evitar um mal maior.
Corpo do artigo
A plataforma informática está sem funcionar há várias semanas o que levou ontem a ministra da Justiça a admitir a existência de «transtornos» pelos quais assumiu a responsabilidade politica.
Paula Teixeira da Cruz pediu desculpa pelos problemas causados, mas negou que os mesmo tenham causado o «caos» nos tribunais.
Sobre a eventualidade de se demitir, a titular da pasta da Justiça disse que «tem sempre o lugar à disposição», mas que, «numa altura de dificuldades», a sua prioridade é «resolver os problemas» da plataforma.
Os problemas na plataforma Citius estiveram hoje em debate no Fórum da TSF. O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais alertou para a possibilidade dos processos começarem a prescrever se o sistema não estiver operacional dentro de uma semana.
Fernando Jorge considerou ainda que, nesta altura, segue-se na Justiça a politica do «desenrascanço» para salvaguardar os direitos fundamentais.