Junta de Freguesia de Azeitão paga 90 testes a professores, educadores e auxiliares
"Medida preventiva" custou quase oito mil euros aos cofres da autarquia.
Corpo do artigo
A Junta de Freguesia de Azeitão, no concelho de Setúbal, financiou 90 testes à Covid-19 para professores, educadores e auxiliares de educação das escolas do primeiro ciclo e jardins de infância da área da freguesia.
Até agora, todos os resultados têm sido negativos, mas falta conhecer cerca de 30 resultados, disse à TSF a autarca Celestina Neves.
A presidente da junta de freguesia garante que a testagem não está relacionada com os casos que foram conhecidos nos últimos dias, sublinhando que se trata de "uma medida de prevenção" que já estava prevista antes do surto.
A autarca defende que devia ter sido o Ministério da Educação a tomar esta iniciativa: "A população, em geral, e os país, em particular, sentem-se muito mais seguros."
Os professores, educadores e auxiliares são as pessoas "mais expostas", uma vez que contactam com todas as crianças da escola, lembra.
12896719
Será a Junta de Freguesia de Azeitão a pagar todos os testes que foram realizados, com um custo de 85 euros cada, numa despesa total de 7830 euros.
Esta quinta-feira foram detetados 27 casos de Covid-19 em Azeitão. Duas pessoas foram internadas no hospital do Barreiro e uma no hospital de São Bernardo, enquanto as restantes 24 pessoas infetadas se encontram confinadas em casa, adiantou à TSF a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Alguns dos infetados estiveram num casamento que se realizou no dia 19 de setembro, numa quinta em Azeitão. À TSF, a proprietária do espaço onde a festa teve lugar adiantou que na sala de jantar, com capacidade para 300 pessoas, estiveram 102 e todas as regras foram cumpridas.
O pai do noivo é uma das pessoas infetadas e contou à TSF que os primeiros sintomas só surgiram na quarta-feira, quatro dias depois da festa. O noivo também fez o teste, que teve resultado negativo, ao contrário da noiva, que está infetada.
12900351