Junta de freguesia dos Olivais vai ter tolerância de duas semanas no Natal, serviços mínimos assegurados
A presidente da junta de freguesia diz que “é o mínimo que se pode fazer” para reconhecer o empenho dos trabalhadores, mas garante que nenhum habitante da freguesia sairá prejudicado por esta pausa
Corpo do artigo
Os trabalhadores da junta de freguesia dos Olivais, em Lisboa, vão ter tolerância de duas semanas por causa do Natal. Os funcionários só vão trabalhar um dia entre 20 de dezembro e 6 de janeiro.
A presidente da junta, Rute Lima, garante à TSF que, apesar desta tolerância, os serviços mínimos estão assegurados. “O serviço de emergência, Proteção Civil e higiene urbana estarão a trabalhar com os serviços necessários para que a comunidade seja servida de igual forma."
Também estão garantidos os serviços mínimos no apoio à criança e à família, as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e a Componente de Apoio à Família (CAF). “Naturalmente que as escolas e a componente de apoio à família vão estar a trabalhar e os refeitórios vão estar abertos."
A presidente da junta de freguesia afirma que esta tolerância natalícia já é uma prática desde que tomou posse em 2013. Rute Lima considera que é uma forma de reconhecimento aos trabalhadores, principalmente, tendo em conta os baixos salários.
"Para mim, é muito importante reconhecer a toda a prestação, empenho e amizade [dos trabalhadores] à Junta de Freguesia e à comunidade, conferindo uma coisa tão simples como mais um ou dois dias de tolerância de ponto aos nossos funcionários. Acho que é o mínimo que se pode fazer a funcionários da administração cujos salários não são assim tão altos - pelo contrário, são baixos. Portanto, é em jeito de homenagem e de reconhecimento e por tudo aquilo que eles fazem todos os dias”, sublinha.
A socialista lamenta que não possa aumentar o vencimento destes trabalhadores, uma vez que eles estão tabelados.
