As comemorações oficiais do 10 de junho começam hoje em Lamego e, além das tradicionais iniciativas do içar da bandeira e da sessão solene na Câmara Municipal, este ano incluem um encontro de jovens sobre a interioridade.
Corpo do artigo
É uma cidade patrimonial, histórica e com ligação a instituições nacionais como as Forças Armadas. Uma ligação que vai ser sublinhada nestas comemorações com a presença dos seus três ramos.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, diz que tudo foi pensado a tempo e que a população já pode desfrutar deste ambiente desde a semana passada.
Lamego é, por razões óbvias, uma cidade segura e engalanada para o 10 de junho. A agenda das comemorações arranca hoje com o içar da bandeira pelas dez da manhã, seguida de uma homenagem ao Vulto da Cidade - D. Miguel de Portugal, embaixador de D. João IV junto da Santa Sé. Trata-se de uma figura ligada à Restauração. Na sessão de boas vindas, o presidente da câmara vai discursar.
Francisco Lopes diz que vai deixar uma mensagem positiva sem esquecer os problemas da região. O programa das comemorações envolve diversas iniciativas.
O presidente da Câmara de Lamego diz que o dinheiro gasto pela autarquia será compensado pelas despesas que, ao longo deste período de preparação e nos próprios dias 9 e 10, serão feitas por todas as entidades e pessoas que estarão em Lamego.