O disco do pianista e compositor foi editado no final do mês de Novembro.
Corpo do artigo
António Pinho Vargas nasceu há 72 anos e foi há precisamente 40 que se estreou em disco com "Outros Lugares". Num início de percurso mais dedicado ao jazz e com assinaturas como "Tom Waits" ou a "Dança dos Pássaros", o pianista e compositor foi marcando a pauta no sentido da música erudita até chegar a 2023 com "Lamentos", disco editado no final do mês de Novembro.
"Lamentos" apresenta três obras: Concerto para violino, composto em 2014-15 in memorian de Gareguine Aroutionian, encomendado pelo CCB, onde estreou, por Tamila Kharambura que acompanhou a composição e reviu a parte solista, e a Orquestra Metropolitana dirigida por Garry Walker em fevereiro de 2016.
023\12\noticias\23\23_dezembro_2023_antonio_pinho_vargas_lamentos
Posteriormente foi tocada em Montemor-o-Novo e na Gulbenkian por André Gaio Pereira (2018) e Pedro Amaral com a Metropolitana e por Tamila Kharambura na Casa da Música com a Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida por Pedro Neves (2019) e Ana Pereira com a Metropolitana no CCB (2023); Concerto para viola - resultou do convite e encomenda de Diemut Poppen, a obra foi composta em 2016 e estreada por Diemut Poppen e a Orquestra Gulbenkian, dirigido por Jan Wierzba no Festival Cantabile nas Ruínas do Carmo em Lisboa.
Foi reposta no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian por Diemut Poppen e a Orquestra Gulbenkian dirigida por José Eduardo Gomes em 2021 e por Joana Cipriano, Pedro Neves e a Metropolitana no CCB (2023); e Sinfonia (Subjectiva): esta obra resultou de uma encomenda do CCB. Estreou em Abril de 2019 pela Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida por Pedro Amaral, na primeira parte do concerto com a obra Six Portraits of Pain (com Pavel Gomziakov) e o filme-mudo com o mesmo título de Teresa Villaverde feito propositadamente para este concerto.
Para António Pinho Vargas, "cada uma destas composições tem uma motivação muito particular, muito íntima, no que respeita mais aos segredos da vida do que a quaisquer segredos de composição (inexistentes). Desse modo - depois da interrupção trágica e já quase esquecida da pandemia - que as tenha podido ouvir nos três dias das gravações no CCB tão admiravelmente tocadas, não deixou de me surgir como uma aparição quase miraculosa e muito comovente."