A Comissão Nacional de Eleições diz que há um lapso nos impressos para publicar, mais logo, os resultados das eleições europeias. Há apenas 14 linhas para as 16 listas candidatas.
Corpo do artigo
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) garante que não há motivo para preocupações, mas admite que o problema está a provocar agitação nas mesas de voto.
Os impressos onde serão publicados os resultados das eleições, ao final do dia, têm apenas 14 linhas, quando há 16 listas candidatas.
A falha está a levar muitas pessoas a contactar a CNE. Em declarações à TSF, o porta-voz João Almeida faz questão de explicar que o lapso é irrelevante.
O porta-voz da CNE sugere aos responsáveis das mesas de voto que acrescentem a informação nos impressos onde houver espaço disponível.
Quanto a boicotes e protestos, as mesas de voto para as eleições europeias não abriram hoje em 12 freguesias, de cinco concelhos em todo o país, excluindo assim da votação mais de 12 mil eleitores. Estes boicotes locais às eleições europeias foram promovidos pelas populações, como forma de protesto.
No concelho de Murça, os nomeados para as mesas de voto não apareceram em nenhuma das sete freguesias. Estão em causa cerca de 6.900 eleitores. O boicote é um protesto pelo encerramento de serviços e pela possibilidade de introdução de portagens na Autoestrada.
Quanto à freguesia de Muro, no concelho da Trofa, também as mesas de voto não chegaram a abrir, deixando de fora da votação 1.630 eleitores, enquanto no concelho de Serpins, na Lousã, ficam sem exercer o direito de voto um total de 1.505 eleitores, acrescentou à Lusa o responsável.
Nestes dois casos, os protestos estão relacionados com a linha do metro: em Muro, a população reivindica a sua construção, ao passo que em Serpins exige a conclusão das obras do projeto.
No concelho da Covilhã, duas freguesias ficaram sem votantes. Na freguesia de Orjais, com 768 eleitores, a escola foi fechada a cadeado, contra o anunciado encerramento daquele estabelecimento de ensino, e a mesa de voto não chegou a abrir. Ainda no mesmo concelho, segundo a mesma fonte, ficou fechada a secção de voto de Vales do Rio, que tem 726 eleitores inscritos.
Em Ponte de Lima, não abriu a urna de voto da Gemieira, uma freguesia com 561 eleitores.