Em declarações à TSF, Henrique Lopes, o vereador da cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, revelou que a construção do espaço foi validada, mas também afirmou que "o processo será lento".
Corpo do artigo
Lavre, em Montemor-o-Novo, prepara-se para albergar um espaço cultural com o nome de José Saramago.
Em declarações à TSF, Henrique Lopes, o vereador da cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, confirmou a validação do espaço, depois de uma conversa com Nuno Cacilhas, o responsável pelos roteiros literários "Levantado do Chão", e Pilar Del Río, a presidente do Conselho de Administração da Fundação Saramago.
Questionado sobre quando será o final da obra, o vereador confessa que o "processo será lento", porque ainda vai ser desenhado.
TSF\audio\2022\03\noticias\07\direto_9h_lai_men
O novo recinto será "complementar" ao Centro Interpretativo "Levantado do Chão", que será inaugurado em 2022 na sede de concelho e ao roteiro que assinala os dias de Saramago na vila alentejana.
Em 1976, José Saramago residiu em Lavre, uma vila de cerca de 700 habitantes, inserida no concelho de Montemor-o-Novo, no Alentejo.
Os dois meses que viveu na localidade alentejana serviram de inspiração para o livro Levantado Do Chão. A obra com que o escritor português, prémio Nobel da Literatura, ganhou maior reconhecimento, foca-se no trabalho pesado, na ceifa e no pagamento curto.
Todos os domingos, pelas 11h00, Fernando Alves marca o centenário do nascimento de José Saramago, no programa Viagem a Portugal.