Legionela: OMS considera surto em Portugal como «grande emergência de saúde pública»
A Organização Mundial da Saúde considerou hoje como «uma grande emergência de saúde pública» o surto da doença do legionário em Portugal que já matou cinco pessoas e afetou 235 em menos de uma semana.
«Este é o maior surto de doença do legionário em Portugal e é considerado uma grande emergência de saúde pública», afirmou Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, citado pela agência France Presse. A OMS indica ainda que a origem do surto não foi por enquanto detetada lembrando que, como medida de precaução, foram encerradas as torres de refrigeração da área afetada.
«A água municipal foi verificada e considerada segura», acrescentou o mesmo porta-voz, adiantando que não há risco na água potável da zona afetada. A legionela, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado a infeção em mais de 230 pessoas e a morte de cinco.
Todos os casos, de acordo com a Direção-geral da Saúde, «têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira».