Lembra-se do pergaminho do séc. XIV à venda no OLX? Agora foi apreendido pela PJ
O objetivo é a comprovação da autenticidade do documento e a sua entrega ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, responsável por conservar os textos da Administração Régia.
Corpo do artigo
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta terça-feira, ter apreendido um pergaminho que data do século XIV, com um mandado para a entrega do Castelo de Lisboa.
O pergaminho tinha sido encontrado à venda no site de comércio eletrónico OLX, pelo valor de 750 euros. O invulgar anúncio não escapou à atenção do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, que indicou que iria exercer o direito de opção na compra do pergaminho.
Num comunicado, a PJ revela que localizou e apreendeu o pergaminho, esclarecendo que, "tratando-se de um documento da Administração Régia" a conservação do pergaminho caberá ao Arquivo Nacional.
"Dada a importância e valor inestimável do documento, e lograda que foi a tentativa de compra por parte do Arquivo Nacional, esta instituição comunicou o seu eventual descaminho da legítima tutela do Estado, dando origem a investigação por parte da Polícia Judiciária", explica no comunicado.
O pergaminho irá agora ser alvo de perícia, para se comprovar a sua autenticidade e, posteriormente, ser entregue ao Arquivo Nacional.
De acordo com a PJ, o documento transcreve "uma ordem do Rei, dirigida a Martim Afonso Valente, Alcaide do Castelo de Lisboa, dando-lhe o poder de entregar o referido Castelo em seu nome e da Infanta D. Beatriz, tratando-se de um de três exemplares lavrados à época".