Nos arredores da capital, ainda pontificam os chamados restaurantes de bairro. Em Odivelas, uma casa simples, mas com cozinha tradicional, é boa aposta para agradável refeição.
Corpo do artigo
O mosteiro de São Dinis, fundado pelo rei lavrador em 1295, é o ex-líbris monumental da cidade de Odivelas, nos arredores da capital.
Construído em estilo gótico e pertencente à ordem de Cister, o mosteiro sofreu graves danos com o terramoto de 1755 e da estrutura inicial resta parte dos claustros e da igreja.
Ali está sepultado, por vontade expressa, el-rei D. Dinis e a filha Maria Afonso.
O mosteiro ficou também conhecido por nele ter sido instalado, em 1900 e sob a jurisdição do Exército, o Instituto de Odivelas, que funcionou durante 115 ano como colégio para as filhas de militares.
É um monumento nacional que urge preservar, integrado numa cidade marcada pela desordenada expansão urbanística.
TSF\audio\2018\02\noticias\20\tsfmesa20
Na Quinta do Mendes, absorvida pelo betão, um restaurante tradicional, de aspeto modesto e comidinha caseira, bem portuguesa, feita de sabores tradicionais e confecionada à antiga, é boa opção para uma refeição agradável e com boa relação preço-qualidade.
É o restaurante Lenita, de ambiente familiar e com valência de café. Uma esplanada amplia a área disponível sempre que o bom tempo o justifique.
A simplicidade da casa, característica dos restaurantes a que se convencionou chamar de bairro, é justificada pela aposta nos pratos do dia e que pode passar por feijoada à transmontana; mão de vaca; cozido à portuguesa; dobrada; bacalhau com grão ou no forno; rabo de boi.
Para além das sugestões diárias, outros pratos preenchem a lista, com diminuta oferta de opções piscícolas, que dependem em grande parte do mercado quotidiano, para grelhar, cozer ou fritar.
Na carne, particular destaque para os bifes e espetadas mistas. As escolhas podem ainda passar pelo costeletão de novilho ou pelo naco na telha.
Nas sobremesas, de confeção caseira, o destaque vai para ao arroz-doce.
Garrafeira limitada. Serviço de vinho a copo. Serviço muito simpático neste restaurante simples, mas com gente sabedora na cozinha. Lenita, em Odivelas, às portas de Lisboa.
Onde fica:
Localização: R. Amadeu de Sousa Cardoso 10, 2675-300 Odivelas
Telef.: 219 323 660