Esta Noite Grita-se, é um ciclo de leituras de teatro, agora em Lisboa e Faro.
Corpo do artigo
É um festim de Teatro, Esta noite Grita-se, foi ficando desde a primeira edição, já vão na sétima temporada. Teatro lido, a partir dos textos originais, com actores, como se fosse o primeiro passo do processo de criação de uma peça de teatro mas aqui, refere Miguel Maia é uma ideia, que foi criando raízes nesta ideia da palavra dita, em teatro ainda por vezes muito delicada crua, mas a fazer sentido.
É uma ideia que se estende no tempo, esta sétima temporada começou a 1 de outubro, mas ainda vai até meio de Dezembro, um festim de teatro e de palavras de como todas as festas, celebrações às vezes ainda está a desequilibrar a palavra a entoação, é ainda um risco, de traço largo, Filipe Abreu, chama-lhe como se fosse um banquete, onde saborear, até o vinho pode lá estar.
Agora neste momento do Esta Noite Grita-se, um Festim de Teatro, 17 a 19, e 23 novembro | Museu da Marioneta / Biblioteca de Faro - Leitura da peça "Menina Júlia" de August Strindberg, com João Gaspar, Lara Matos, Filipe Abreu e Rita Brutt.
- 2 a 3, e 14 dezembro | Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Faro - Leitura do texto premiado na 3ª Ed. do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina (intérpretes a confirmar).
Para reforçar este prémio, esta peça vencedora é lida numa destas edições, é teatro na forma ainda muito crua, mas com esse calor da voz, que saboreia as palavras, dita ali em vos alta, às vezes grita-se outras sussurra-se.
Esta Noite Grita-se, Festim de Leituras de Teatro ainda ate 15 de dezembro, no Museu da Marioneta e Fundação Gulbenkian, em Lisboa ou na Biblioteca de Faro.