"Liberdade, Querida Liberdade." Mulheres vão pintar "objetivos ainda não alcançados" em mural
À TSF, Helena Freitas revela que o objetivo é assinalar o mês do dia internacional da mulher e os 50 anos do 25 de Abril.
Corpo do artigo
"Liberdade, querida liberdade" é o nome do mural que será pintado apenas por mulheres.
"Assinala não só o mês em que se celebra o dia internacional da mulher, como também o cinquentenário do 25 de Abril", diz à TSF Helena Freitas, coordenadora do projeto "Histórias que as Paredes Contam".
Esta parede de 200 metros quadrados vai contar as de mulheres: "Este mural tem uma área específica, onde as mulheres vão poder fazer essa inscrição. Pode ser em texto ou, se quiserem, desenhado."
Uma inscrição que pretende mostrar sonhos e vontades.
"Aquilo que eu espero que aconteça e que é mais ou menos expectável é que as mulheres escrevam sobre objetivos que provavelmente sentem que ainda não foram alcançados", adianta.
Objetivos esses que podem ir da maior igualdade salarial à divisão de tarefas domésticas: "A ideia também é que a obra fique para durar, mesmo que os objetivos lá inscritos se concretizem. Será bom sinal que isso aconteça."
É o terceiro de cinco murais previstos. O próximo será pintado já no dia 13 de abril.
"É um mural dedicado à questão do 25 de Abril propriamente dita e vai ser pintado só por jovens. Vai ser pintado no bairro do liceu em Setúbal", revela a coordenadora do projeto.
Já estão dois murais pintados, um dos quais sobre a Palestina, mas que teve uma história atribulada.
"Nem chegou a estar na parede 30 horas. Ele foi pintado no final de janeiro, num domingo, e foi vandalizado pouco depois. Nós voltámos a repintá-lo em fevereiro", conta Helena Freitas.
O mural deste domingo começa a ser pintado a partir das 10h00, no bairro 2 de Abril. É preciso roupa adequada, mas não só: "Levem também trincha ou pincel e que possam levar alguma coisa para comer e beber, para se quiserem ficar na iniciativa o dia todo."
São recomendações para um dia no qual não faltará tinta para dar voz às mulheres que poderão pintar este mural. Para isso terão de inscrever-se até sábado, através do e-mail: ldm@montedeletras.pt