"Ligue Antes, Salve Vidas." Utentes devem ligar para linha SNS24 antes de ir à urgência do Hospital Amadora-Sintra
A iniciativa pretende promover o contacto prévio com a Linha SNS24, garantindo que os utentes são orientados para o local adequado, de forma eficaz e segura, reduzindo assim o “acesso inadequado aos serviços de urgência”
Corpo do artigo
A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra integra, a partir desta terça-feira, o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, com o objetivo de reduzir a sobrecarga dos serviços de urgência, promovendo o contacto prévio com a Linha SNS24.
Em declarações à TSF, Pedro Sousa, da comissão de utentes da saúde da Amadora, considera que a referenciação da urgência do Hospital Amadora-Sintra não vai resolver o problema, uma vez que os centros de saúde já não têm mãos a medir, com dois concelhos tão povoados.
"Sintra é a segunda cidade com mais população do país, a Amadora é a cidade com maior densidade populacional do país e estamos a falar de, em muitos casos, centros de saúde nos quais existem 70, 80, 90 por cento de utentes sem médico de família. Há dificuldades muito fortes de conseguir consulta, portanto, nada disto vai dar resposta ao que quer que seja. Enquanto a falta de médicos, de enfermeiros e administrativos, mas, sobretudo, médicos e enfermeiros, não for resolvida, a questão não terá nenhuma solução viável", explica à TSF Pedro Sousa, reforçando que se trata de um remendo que só serve para travar o acesso às urgências.
"A resposta é muito baixa e, portanto, esta solução não resolve rigorosamente nada. Só está a impossibilitar as pessoas de irem às urgências, um caso que não é urgente, passado um mês pode sê-lo. Obviamente que percebemos que isto não é uma solução. Estes remendos não solucionam nada", sublinha.
“Atualmente, cerca de 55% dos atendimentos nos serviços de urgências do Hospital Fernando Fonseca são não urgentes ou pouco urgentes, o que sobrecarrega o funcionamento dos mesmos”, indica diretora clínica hospitalar da ULS Amadora-Sintra, Bárbara Flor de Lima, citada em comunicado.
A iniciativa pretende promover o contacto prévio com a Linha SNS24 (808 24 24 24), garantindo que os utentes são orientados para o local adequado, de forma eficaz e segura, otimizando o acesso ao atendimento médico, de acordo com os critérios de gravidade, reduzindo assim o “acesso inadequado aos serviços de urgência”.
“Servimos uma população de 600 mil habitantes e a necessidade de retirar os casos menos urgentes das urgências hospitalares é crucial para garantir maior disponibilidade dos profissionais e de todos os recursos para quem realmente necessita de cuidados urgentes e imediatos”, realça Bárbara Flor de Lima.
De acordo com a clínica, trata-se de “um processo de adaptação” no qual “os utentes terão menor tempo de atendimento e direcionado à prioridade atribuída”.
Na ULS Amadora-Sintra foram ainda criadas condições e reforçadas as equipas para que os casos menos urgentes, sejam atendidos de forma eficiente no Serviço de Urgência Básica (SUB), aberto 24 horas por dia, e nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), com maior disponibilidade de Consultas de Doença Aguda, com horário alargado e do atendimento complementar, disponível ao fim de semana.
“Esta reorganização garante que todos recebam a atenção e os cuidados necessários de maneira mais ágil e eficaz, assegura a diretora Clínica Hospitalar da ULS Amadora/Sintra”, afirma.
No comunicado, a unidade hospitalar lembra que, se o utente se apresentar na admissão do serviço de urgência sem o contacto prévio com a Linha SNS24, será convidado a fazê-lo antes de ser admitido, numa alteração do paradigma de atendimento que pretende otimizar a orientação e encaminhamento adequado dos utentes.
“Após a orientação feita pelo SNS24, os casos pouco urgentes, mas que necessitem de atendimento presencial, serão encaminhados para os Cuidados de Saúde Primários, para uma consulta marcada para o mesmo dia ou para o dia seguinte, ou direcionados para o SUB, garantindo que todos recebam o cuidado necessário de forma rápida e eficaz”, sustenta.
Nos casos de menor gravidade, a ULS Amadora/Sintra sublinha que “os utentes podem aguardar, no conforto da sua casa, até à hora da consulta agendada pela Linha SNS24, evitando, desta forma, deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde”.
“Este sistema de orientação permite ainda que os serviços de urgência fiquem mais disponíveis para as verdadeiras urgências, contribuindo assim para a melhoria no atendimento e para a redução dos tempos de espera”, acrescenta.
Notícia atualizada às 10h07
