Linha amarela reabre, linha verde ainda interrompida entre as estações de Telheiras e Alameda. Metro de Lisboa abre inquérito após descarrilamento
A informação foi confirmada pelo Metropolitano de Lisboa na rede social X
Corpo do artigo
A linha amarela do Metropolitano de Lisboa já está a funcionar normalmente depois de ter sido cortada devido a um problema de sinalização, disse esta sexta-feira à Lusa a porta-voz da empresa. A circulação na linha verde continua interrompida entre as estações de Telheiras e Alameda após uma carruagem ter descarrilado, esta sexta-feira de manhã, na estação de Alvalade. A informação foi confirmada à TSF pelos Sapadores Bombeiros de Lisboa. O Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa disse ter enviado para o local 14 operacionais, com o apoio de quatro veículos.
"A linha Amarela (Rato-Odivelas) reabriu às 10h02 na sua totalidade. Vamos agora tentar repor a circulação na linha Verde por troços", indicou Helena Taborda.
Na sequência destes incidentes, o Metropolitano de Lisboa abriu um inquérito para averiguar as circunstâncias em que ocorreu o descarrilamento de uma composição do metro de manhã em Alvalade, informou a empresa.
"O Metropolitano de Lisboa abriu já inquérito para averiguar as circunstâncias em que ocorreu esta situação e, sempre que se justifique, divulgará novas informações através dos seus canais de comunicação", indicou a empresa num comunicado.
A circulação de comboios nas linhas amarela e verde estava interrompida desde as 07h48 devido a uma avaria no sistema de sinalização, que obrigou à saída dos passageiros pela via na estação de Alvalade, não se verificando quaisquer danos pessoais, explicou o Metropolitano de Lisboa.
O sub-chefe dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, José Marques, explicou, em declarações registadas pela RTP, que duas pessoas tiveram de ser assistidas no local.
"Quando chegámos estava a decorrer já o processo de retirada dos passageiros, num total aproximado de 500 pessoas. Duas delas tiveram de ser assistidas pelas equipas do regimento no local. Apenas revelavam um estado de ansiedade, nada de muito preocupante. Depois com o passar do tempo acalmaram e não houve necessidade de acompanhemento hospitalar das mesmas", contou José Marques.
A TSF já contactou o Metro de Lisboa, que explicou que o descarrilamento aconteceu à entrada da estação e os passageiros já foram retirados das carruagens. Antes da informação sobre este descarrilamento havia indicação de que a sinalização estava avariada.
"O alerta foi dado às 07h50. Tratou-se de um pequeno descarrilamento de um comboio na estação de Alvalade. Não há feridos a registar, mas uma pessoa teve de ser assistida por indisposição. Neste momento [cerca das 08h40] as pessoas jás foram quase todas retiradas do comboio e a sair da estação", adiantou uma fonte da PSP à Lusa.
Na rede social X, o Metro de Lisboa afirma que não é possível prever a duração da interrupção.
A linha amarela liga Odivelas ao Rato. Já a linha verde liga Telheiras ao Cais do Sodré.
O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião). Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h00.
Notícia atualizada às 13h42