Os portugueses com problemas de sono vão ter, a partir de sexta-feira, uma linha de apoio telefónico especializada, que pretende responder às necessidades sentidas pelas pessoas depois de uma noite mal dormida e dar alguns conselhos para dormir melhor.
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Lançada no Dia Mundial do Sono, a Linha do Sono (707 100 015) vai funcionar todos os dias úteis, entre as 11:30 e as 16:30, com o apoio de dois psicólogos especializados, tendo como «grande objetivo melhorar a qualidade do sono dos portugueses», diz Filipa Jardim da Silva, da Oficina de Psicologia, promotora da iniciativa.
A linha funciona cinco horas por dia, mas nas restantes horas vai estar disponível um atendedor, no qual as pessoas podem deixar o número de telefone para mais tarde serem contactadas.
A psicóloga contou que o projeto nasceu na sequência de um estudo realizado no ano passado pela Oficina da Psicologia, segundo o qual 54% dos portugueses inquiridos disseram sentir-se cansados após uma noite de sono e cerca de 45% confessaram não dormir bem devido ao 'stress', ansiedade ou depressão.
O estudo revelou ainda que só um em cada quatro portugueses se sente revigorado após uma noite de sono, enquanto 46% afirma que, em média, dorme apenas cinco a sete horas por dia e 28% não dorme bem devido a problemas pessoais ou profissionais.
Segundo Filipa Jardim da Silva, a linha pretende ser «mais um meio para ajudar os portugueses a valorizarem mais o sono e encontrarem algumas causas possíveis do mau dormir», acedendo ao mesmo tempo a «algumas dicas para dormirem melhor».
Cada vez mais se assiste a «problemas de saúde física e psicológica que decorrem de uma má rotina do sono ou de um sono com má qualidade», para os quais contribui o «ritmo frenético» do dia-a-dia das pessoas em que muitas vezes apenas lhes sobram quatro, cinco, seis horas para dormirem.