É a "fortíssima convicção" do presidente da Comissão Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente. O serviço pretende ser a Linha Saúde 24 dedicada aos mais novos, reencaminhando as crianças para os cuidados de saúde que precisam
Corpo do artigo
Deveria ter sido lançada em novembro, mas não aconteceu. O projeto-piloto da Linha SNS Criança só deverá entrar em vigor em dezembro. A previsão é do presidente da Comissão Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente, Alberto Caldas Afonso, que anunciou este serviço em outubro.
A Linha SNS Criança pretende ligar os pais a profissionais de saúde, de forma a que seja identificado o problema de saúde da criança antes de se recorrer aos hospitais. A partir daí, os pais receberão aconselhamento, sendo que os casos não urgentes serão reencaminhados para consultas agendadas num centro de saúde.
Caldas Afonso adianta que, para pôr esta linha a funcionar, é preciso uma estrutura tecnológica que ainda está a ser testada. “Para que tudo corra bem, [temos de ter] algoritmos, os fluxogramas validados, testados, que nos dê a máxima segurança, e fazer a formação aos profissionais que os vão otimizar.”
E o que são algoritmos? “Um algoritmo é aquilo que, quando os pais ligam para a linha e dizem qual é a sua preocupação, vai resultar que tipo de realização vai ter”, explica, e adianta exemplos: “se vai ter uma orientação para ir para um serviço de urgência, se vai ter uma orientação para [os pais] estarem tranquilos, que vai ser feita uma marcação no centro de saúde”, entre outras soluções que visam melhorar a saúde dos mais novos.
O projeto-piloto deverá ser lançado em três territórios: Lisboa e Vale do Tejo, zona Oeste e península de Setúbal. Caldas Afonso sublinha que a linha só abre “quanto tudo estiver perfeitamente claro e testado”, mas tem a "fortíssima convicção, que seguramente até meados de dezembro, até fins de dezembro, está a funcionar”. Caldas Afonso acredita que esta é uma altura pertinente para lançar o serviço, uma vez que é a chegada do inverno.
Já as grávidas, devem continuar a contactar a Linha Saúde 24. O conselho foi dado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na conferência de imprensa que apresentou Linha SNS Crianças em outubro.
