Lisboa ainda não detetou nova estirpe que Madeira diz que chegou... de Lisboa
Duas informações não são, no entanto, obrigatoriamente, contraditórias.
Corpo do artigo
As autoridades de saúde pública da região de Lisboa de Vale do Tejo ainda não detetaram qualquer caso da nova estirpe de SARS-CoV-2, com origem no Reino Unido, que se propaga, segundo os especialistas, de forma mais rápida.
A informação é avançada à TSF pelo delegado regional de saúde de Lisboa de Vale do Tejo e surge depois do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ter afirmado esta segunda-feira que um dos 18 casos desta estirpe que aterrou na região autónoma tinha tido origem em Lisboa.
"Foram 18 casos, 17 provenientes do Reino Unido e um de Lisboa e Vale do Tejo", disse o governante.
As duas informações podem, no entanto, não ser contraditórias. O caso que segundo a Madeira chegou do Continente pode nunca ter sido diagnosticado em Lisboa ou o passageiro ter apenas passado rapidamente, numa escala, pelo aeroporto da capital.
3176852
A nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido tem sido identificada como mais contagiosa e já está a circular em vários países e territórios, dentro e fora da Europa.
Na sequência da identificação desta nova variante, diversos países decidiram suspender as ligações, nomeadamente aéreas, com o Reino Unido, numa lista que tem vindo a aumentar.
A estirpe britânica do vírus já foi também detetada, pelo menos, na Suécia, Itália, Holanda, Alemanha, França, Espanha, Noruega e no Japão.