
REUTERS/Rafael Marchante
Lisboa organiza em 2017 a quarta reunião dos países ASEM (Asia-Europe Meeting), uma organização que junta 53 membros europeus e asiáticos, anunciou hoje a Câmara Municipal da capital portuguesa. É uma das maiores cimeiras do mundo ao nível do poder local.
Em comunicado de imprensa, refere-se que a decisão de escolher Lisboa foi hoje tomada em Banguecoque, durante a 3.ª reunião do organismo e na qual se debateu o tema «Inovação e Regeneração».
«A escolha da capital portuguesa para ser a sede deste encontro internacional que vai juntar dentro de dois anos cidades daquelas duas regiões do Globo resultou de um aturado trabalho diplomático da Câmara Municipal de Lisboa e da embaixada de Portugal na Tailândia». Na reunião de Lisboa o tema a debater será a «Mobilidade, a Sustentabilidade e as Migrações».
Ainda de acordo com o comunicado, a realização do encontro representa «uma maior projeção internacional» para a cidade e «uma janela de oportunidade para a dinamização da economia local».
A ASEM foi criada 1996 para ser uma base informal de diálogo e cooperação entre países da Europa, a grande maioria membros da União Europeia, e 21 países asiáticos. Tem como temas «agregadores» a política, a economia e a cultura e como objetivo «o reforço das relações entre as duas regiões», diz o comunicado.
As duas primeiras reuniões da ASEM decorreram em Jacarta e Berlim.