
Global Imagens/ Arquivo
Depois do Porto, Lisboa pode ser a próxima cidade a conceder via verde às motos para circularem no corredor dos transportes públicos.
O CDS e o PCP querem promover a utilização de motas em Lisboa. Com esse objetivo, os centristas apresentam esta manhã uma primeira proposta que será votada na reunião de câmara de maioria socialista.
A ideia é fazer um estudo para permitir a circulação de motas na faixa BUS, reservada aos transportes públicos. O vereador do CDS, João Gonçalves Pereira, escutado pela TSF, explica que Lisboa é uma cidade perfeita para andar de mota.
Refere o vereador que Lisboa «é a capital da Europa que tem menos dias de chuva». O uso de motos deve ser incentivado também por outros motivos. João Gonçalves Pereira refere que esta opção liberta lugares de estacionamento na cidade e permite uma redução enorme de custos na manutenção de arruamentos. Conclui o vereador do CDS/PP, dizendo que os «ganhos são significativos. Quer económicos, quer ambientais».
A reunião de câmara em Lisboa também vai debater uma outra proposta do PCP. Os comunistas querem um estudo para avaliar e melhorar as condições de circulação para as motos. Também o PCP diz que as motas diminuem o trânsito e os tempos de deslocação na cidade.