A proposta vai ainda ser apresentada formalmente ao executivo de Carlos Moedas, para depois ser votada na Assembleia Municipal de Lisboa
Corpo do artigo
Se forem aprovados, os novos sinais de trânsito da cidade de Lisboa vão servir para alertar para a presença de animais na rua, mas só de gatos. É a explicação da provedoria dos animais da Câmara Municipal, após ter proposto uma nova sinalética que avise os condutores sobre a presença de colónias de animais, sobretudo, em situações de emergência para evitar acidentes.
Em declarações à TSF, o provedor dos animais da capital, Pedro Emanuel Paiva, adianta que estes sinais vão alertar apenas para a presença de gatos, por ser um animal que pode andar livremente na rua, segundo a lei, ao contrário, por exemplo, dos cães. "Se estiver identificado como animal de companhia, fazem-se contactos para devolver o cão ao dono. Se for abandonado, ficará à guarda do centro de recolha", esclarece o autarca. A nova sinalética serve, por isso, para prevenir atropelamentos e acidentes.
Apresentada em comunicado, esta terça-feira, a provedoria dos animais da capital sugeriu a criação de sinais de trânsito em zonas da cidade onde haja colónias de animais de rua. A proposta surge depois da autarquia ter recebido várias questões por parte de associações de animais, após o terramoto do dia 26 de agosto, para perceberem melhor como ajudar os gatos nestes cenários.
A proposta vai ainda ser apresentada formalmente ao executivo de Carlos Moedas para depois ser votada na Assembleia Municipal de Lisboa.
