As medidas fazem parte do programa da Câmara Municipal de Lisboa para assinalar a distinção da cidade enquanto Capital Verde Europeia 2020.
Corpo do artigo
Vão ser plantadas 20 mil árvores em Lisboa, no âmbito das celebrações da cidade portuguesa enquanto Capital Verde Europeia 2020. A Câmara Municipal de Lisboa revelou ainda à TSF que, até 2025, a limpeza das ruas e a rega de jardins vai ser feita com água reciclada.
Em entrevista à TSF, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa com os pelouros do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, indicou as iniciativas que vão ser dinamizadas no arranque da Capital Verde Europeia, já no mês de janeiro.
"Para dar o grande exemplo e marcar o começo da Capital Verde, vamos plantar 20 mil árvores, no dia 12 de janeiro, em Lisboa, em quatro sítios diferentes: Vale da Ameixoeira, Rio Seco, Ajuda e no Vale da Montanha", adiantou José Sá Fernandes, que destaca também a organização de uma grande exposição no Oceanário de Lisboa. "Vai ser muito interessante."
TSF\audio\2019\11\noticias\29\jose_sa_fernandes_1_iniciativas_09h
O vereador da autarquia de Lisboa sublinha que a cidade está a tomar medidas para tornar-se casa vez mais verde. Entre os exemplos apontados por José Sá Fernandes estão a criação de uma "central fotovoltaica para o abastecimento de autocarros elétricos" e a redução de "45% dos gastos de água do município".
Para o futuro, um dos principais "objetivos verdes" da Câmara de Lisboa é passar a usar água reciclada nas tarefas municipais. "Queremos introduzir a água reciclada para lavarmos ruas e regarmos os jardins. Todos anos, até 2025, vamos ter a cidade coberta com água reciclada", garantiu.
TSF\audio\2019\11\noticias\29\jose_sa_fernandes_2_evoluir
Lisboa foi eleita a Capital Verde Europeia para o ano de 2020, pelo trabalho que a cidade tem vindo a desenvolver durante a última década para se tornar mais amiga do ambiente. Esta é uma distinção promovida pela Comissão Europeia a que concorrem cidades com mais de 100 mil habitantes.
É a primeira vez que uma capital do Sul da Europa conquista esta distinção, geralmente atribuída às cidades do Norte da Europa. Este ano, a Capital Verde Europeia é Oslo, na Noruega.