
Congresso do PS
TSF/Ana Catarina Santos
A presidente do PS, Maria de Belém Roseira, anunciou hoje que a lista para a Comissão Nacional recebeu 1612 votos favoráveis (95,7%) e apenas 71 votos em branco.
Corpo do artigo
Já o Conselho de Jurisdição do PS alcançou 1625 votos (96,5%) e 50 votos em branco, enquanto a Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira teve 1621 votos a favor (96,3%) e 62 votos em branco.
A lista única para a Comissão Nacional do PS integra nos primeiros 17 lugares 11 apoiantes de António José Seguro e seis que estiveram há dois anos com Francisco Assis.
Entre elementos de primeira linha de Seguro estão na lista para a Comissão Nacional do PS, o órgão máximo partidário entre congressos, Alberto Martins, Maria Amélia Antunes (presidente da Câmara do Montijo), Carlos Zorrinho, José Luís Carneiro (líder do PS/Porto), Rui Solheiro (presidente dos autarcas socialistas), Jamila Madeira (ex-eurodeputada) e o ex-secretário-geral da UGT João Proença.
Ainda no que respeita ao lado dos que em 2011 estiveram com Seguro, figuram também no topo da lista os vice-presidentes da bancada socialista José Junqueiro, António Braga e Mota Andrade e Joaquim Raposo, presidente da Comissão Organizadora do Congresso e da Câmara da Amadora.
Pelo lado da minoria de 2011, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, figura em segundo lugar logo após Alberto Martins, seguindo-se o próprio Francisco Assis, Edite Estrela, Carlos César, e as deputadas socialistas Idália Serrão e Ana Catarina Mendes.
De forma simbólica, os últimos lugares de uma lista com 250 nomes efetivos são preenchidos por vários membros do Secretariado Nacional do PS, casos de Eurico Dias, Jorge Seguro Sanches, Álvaro Beleza, João Serrano, Susana Amador (presidente da Câmara de Odivelas), António Galamba e Miguel Laranjeiro.
As listas únicas para a Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira e de Jurisdição são lideradas por, respetivamente, Domingos Azevedo e António Ramos Preto.