É já no próximo mês que a aplicação "Mapa do Cidadão", que permite tirar senhas no telemóvel para ser atendido num serviço público, vai ser alargada a todas as Lojas do Cidadão.
Corpo do artigo
Desde o início de setembro que esta funcionalidade já se encontra disponível, em fase piloto, nas Lojas do Cidadão de Setúbal, Aveiro e Braga. A AMA - Agência para a Modernização Administrativa - anuncia agora que no próximo mês vai ser alargada a todo o país a hipótese de se obter senhas para a Loja do Cidadão em casa, no escritório, no supermercado ou em qualquer outro local. Basta ter um smartphone e app instalada.
Na véspera do Dia Nacional da Desburocratização, a TSF foi experimentar o serviço e constatou que é ainda pouco conhecido entre os utentes/clientes dos vários serviços disponíveis na Loja do Cidadão de Braga.
A app "Mapa do Cidadão" permite encontrar os vários serviços da Administração Pública mais próximos, consultar os tempos de espera e tirar uma senha para ser atendido antes mesmo de chegar ao local. Permite ainda consultar o horário de funcionamento, o custo de cada serviço e os documentos necessários para um determinado procedimento.
Um exemplo: o utilizador quer renovar o cartão do cidadão. Através da aplicação pode consultar os tempos de espera em cada loja ou conservatória mais próximas e escolher a que prefere. Esteja onde estiver pode tirar uma senha e ir controlando o avançar do atendimento.
O volume de senhas digitais tiradas é ainda residual desde que o projeto piloto arrancou, no início de setembro, nas Lojas do Cidadão de Setúbal (24 senhas digitais), Braga (35), e Aveiro (67). A maioria ainda desconhece a existência desta possibilidade, como constatou a reportagem da TSF na Loja do Cidadão de Braga.
A aplicação já foi descarregada por 35 mil utilizadores e, segundo a AMA, deverá estar disponível em todas as Lojas do Cidadão do país durante o mês de novembro.
A app é compatível com smartphones Android, iOS e Windows Phone.