
Francisco Louçã
O dirigente do BE acusou o Governo de estar a nomear pessoas por «favores» em vez de o fazer por competências, em particular no caso da Caixa Geral de Depósitos.
Corpo do artigo
«Não havia 'jobs for the boys', não havia favorecimento, não havia amigos. Pois não havia. Quem é que é o vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos? É o dr. [António] Nogueira Leite, um vice-presidente do PSD. Quem é que o acompanha na administração da Caixa Geral de Depósitos? Um ex-secretário de Estado do CDS», afirmou Louça, durante um discurso em Ovar.
De acordo com Louçã, as nomeações para o banco público foram feitas «por partidos», não por competências, nem por «saberem do ofício», mas sim por «favores, empregos para os amigos».
O dirigente do Bloco aproveitou para destacar as ligações de Nogueira Leite ao grupo Mello, relacionando a sua ida para a Caixa Geral de Depósitos com o projecto de esta vender as suas parcelas ligadas à saúde.
«Quem é que é uma das maiores empresas na área da saúde? A empresa do grupo Mello, de onde vem quem? Nogueira Leite. O mundo é muito pequeno, nos negócios e no favorecimento entre a política e os interesses, mas não pode ser assim», referiu Francisco Louçã.