Loulé ficou sem um dia de Carnaval, mas não leva a chuva a mal: “Precisamos tanto, tanto de água”
O autarca Vítor Aleixo confessa que é com satisfação que vê chover desta forma no Algarve e garante que o cancelamento do primeiro dia de cortejo é um prejuízo não só suportável, mas que até traz "alguma alegria".
Corpo do artigo
A Câmara de Loulé cancelou o desfile de Carnaval previsto para este domingo devido à previsão de chuva e vai concentrar as festividades na segunda e na terça-feira, dia alto do evento, mas o autarca Vítor Aleixo vê a situação com alguma satisfação e "alegria" tendo em conta a situação de seca no Algarve.
Em declarações à TSF, o presidente da câmara explicou que a preparação do desfile “pressupõe toda uma logística de duas a duas horas e meia antes”, pelo que “não havia condições” para levar os carros alegóricos para a estrada.
“São decorados com muita cor e em folhas de papel de seda, portanto, colocar hoje os carros na rua seria estragar a segunda e a terça-feira e nós não queremos isso”, confessou.
A conversar com a TSF a partir de casa, e a olhar pela janela, Vítor Aleixo reconheceu que ver "chover tão compactamente, intensamente e sem danos é uma alegria”, embora não para as festividades no município.
"Para o Carnaval não é bom hoje, mas olhe, nós precisamos tanto, tanto de água, que estamos felizes por ver chover assim”, confessa, sublinhando que também há carnaval "segunda e terça-feira”.
"As pessoas vão divertir-se certamente, espero eu, a menos que o tempo nos pregue nova partida, espero que não”, desejou, antes de confessar que "estes são aqueles prejuízos que são suportáveis e, deixe-me que lhe diga, até com alguma alegria”.
A Câmara Municipal de Loulé explicou esta manhã em comunicado que "após consulta a várias entidades ligadas à previsão meteorológica” decidiu cancelar “o primeiro dia do desfile do Carnaval de Loulé 2024, marcado para este domingo, 11 de fevereiro, a partir das 15h00, na Avenida José da Costa Mealha".
"Mesmo que durante a tarde de hoje o tempo melhore, a chuva prevista para os momentos que antecedem o arranque do desfile poderia pôr em causa toda a logística do corso, em particular os trajes e decorações", justificou também.
O tema deste ano é “À descoberta dos ODS” e o desfile inclui 14 carros alegóricos e 600 figurantes que, assim, apenas saem à rua esta segunda e terça-feira de Carnaval.
O município de Loulé destacou ainda que os bilhetes para hoje vão servir para segunda e terça-feira e pediu a compreensão à população e visitantes para o efeito.
O Carnaval de Loulé é o mais antigo de Portugal e estava previsto sair à rua hoje, segunda e terça-feira, com o tema a centrar-se na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é uma das bandeiras do município.
As intempéries e chuva vão marcar hoje a meteorologia no Algarve, estando previstos períodos de aguaceiros em toda a região, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
